9 de set. de 2007

WEI CHI - ANTES DA CONCLUSÃO


ACIMA: LI, O ADERIR, FOGO
ABAIXO: K'AN, O ABISMAL, ÁGUA

JULGAMENTO

ANTES DA CONCLUSÃO. Sucesso.
Porém, se a pequena raposa,
quase ao completar a travessia,
deixa sua cauda cair na água,
nada será favorável.

IMAGEM

Fogo sobre a água: a imagem das condições ANTES DA CONCLUSÃO.
Assim, o homem superior é cauteloso ao diferenciar as coisas,
para que cada uma ocupe o lugar que lhe é próprio.

LINHAS

Seis na primeira posição significa:
Ele mergulha sua cauda na água.
Humilhante.

Nove na segunda posição significa:
Ele freia suas rodas.
A perseverança traz boa fortuna.

Seis na terceira posição significa:
Atacar antes da conclusão traz infortúnio.
É favorável cruzar a grande água.

Nove na quarta posição significa:
A perseverança traz boa fortuna.
O arrependimento desaparece.
Comoção, para castigar a terra do diabo.
Durante três anos grandes reinos serão dados como recompensa.

Seis na quinta posição significa:
A perseverança traz boa fortuna.
Nenhum arrependimento.
A luz do homem superior é verdadeira.
Boa fortuna.

Nove na sexta posição significa:
Bebe-se vinho em plena confiança.
Nenhuma culpa.
Mas se ele molha sua cabeça,
perderá essa confiança.



Do "I Ching, O Livro das Mutações", tradução e intepretação de Richard Wilhelm.

4 contrapontos:

ex-amnésico disse...

Esta é a minha postagem de n° 64, o ano em que nasci, por sinal. Minha mania por números se manifestando...

E ela também marca a perda de aproximadamente 10 Gigabytes de dados, motivada por um defeito em meu SCSI. Aliás, esse é o terceiro disco rígido que me leva parte de minha vida digital (desta vez, ela toda); assim, "Antes da conclusão" ou do fim veio a propósito dos fatos (tive a idéia dia 6, o HD pifou ontem). Não molhei nem cauda nem cabeça, caí inteiro no lago...

Um bom momento para exercitar o conceito budista de "aceitação da impermanência do mundo"...

Namaskar!

Jota disse...

Hummm...

Antes do esclarecimento, minha expressão era de total desorientação.

Agora, menos um pouco.

Quanto à minha interpretação de filosofias orientais que fazem uso de animais em suas alegorias, sou uma capivara tomando banho no lago, só com o nariz e os olhinhos pra fora d'água, dando risadinhas de contentamento com cada nova raposa que se estabana água abaixo, mas sem entender o que aquilo possa significar.

É que a imagem de uma raposa escorregando e mergulhando desajeitadamente no lago deve ser muito engraçada.

Boa sorte nessa guerra dos bytes perdidos.

vera maya disse...

Rsrsr..Faço minha a explicação do Jota quanto ao que entendo, tb..

Mas como todo oráculo, gosto muito!

Ahh..Preciso falar com voce urgente!!!

Bjos

R. S. Diniz disse...

O volume de dados que você perdeu é quase o mesmo que eu tenho só de músicas. E mesmo não ouvindo sequer um terço delas [ou pelo menos, não com frequência] eu seria capaz de infartar se caso algo assim me acontecesse.



E será que você podia linkar o novo link do meu blog aí no seu?
=D