20 de set. de 2007

Pequeno Livro de Verdades (Apócrifo)

"Se eu gosto do que crio, é entretenimento; se outros gostam, é obra de arte. E sempre sonhei em ser um artista."

"Eu simplesmente odeio perder."

"Apenas me rôo por dentro..."

"Sou displicente demais para cuidar de mim mesmo. Não é de hoje que sei disso, mas detesto pensar que outros também o saibam."

"Tenho medo de tentar, porque pode dar certo."

"Toda planta reflete o solo em que germinou."

"Vaidade das vaidades..."*

"E odeio com todas as forças de meu coração que o seja!"

"Ai, que preguiça...!"**

"Dois pesos, duas medidas; pois é mais fácil apontar os defeitos alheios e esperar o reconhecimento das próprias virtudes do que fazer o oposto."

"Não, eu exigi."



Pontos de vista são como as folhas das árvores, os grãos de areia do mar e as estrelas do espaço: por semelhantes que sejam, nem um único deles existe sem motivo.

* Bíblia Sagrada, Eclesiastes, capítulo 1, versículo 2;

** "Macunaíma", de Mário de Andrade.

7 contrapontos:

vera maya disse...

Bom dia, pensador!!

To me encontrando no seu texto...

E nao deveria ser a primeira, mas nao resisto.. e gosto de montão..

Bjos

Jota disse...

Fantástico, meu companheiro de amnésias.

Interessante notar como as verdades são o que há de impulsivo, enquanto as mentiras necessitam de um raciocínio falacioso para que se produzam.

Me traz à lembrança um poema de Leminski, "VOYAGE AU BOUT DE LA NUIT":

"o peito ensangüentado de verdades/
rolo na rua esta cabeça calva e cega/ não serve mais ao diabo que a carrega"

Bárbara Lemos disse...

Levei um soco no estômago agora.
"Escrevo apenas o que me dá na telha, sem preocupação de agradar."
Eu sempre digo isso aos quatro ventos. E você me chama de mentirosa assim fácil, fácil.
Risos.

Brincadeira.

Beijo meu.

000000 disse...

Achei muito divertida a brincadeira de verdades e mentiras. Isso me faz pensar se a mentira de hoje pode ser a verdade de ontem contada amanhã. Isso faz algum sentido? Acho que preciso dormir.

Boa noite!

No horizonte do tempo toda verdade torna-se mentira...

Anônimo disse...

Have a Nietzsche day...

Orange disse...

Uma mentira dita muitas vezes e de formas diferentes acaba se transformando na verdade. O contrário acontece também.

ex-amnésico disse...

Nem vou dizer nada, pra não estragar!