18 de jul. de 2008

O que mais falta acontecer?!

As manchas solares não aparecem...


... e a "coroa" se rompe (a rajada de "vento solar" deve atingir a Terra amanhã).




Dados 'gentilmente cedidos' pelo site Space Weather (em inglês).

6 contrapontos:

FOXX disse...

e o q os ventos solares causam na terra?

Unknown disse...

o que...
mas logo agora.
como voce diz, vai atrapalhar tudo de novo.

ex-amnésico disse...

Foxx:

Ventos solares, quando avançam na direção da Terra, causam tempestades geomagnéticas,, distorções no campo magnético do planeta.

Raramente as partículas solares penetram a magnetosfera e invadem a alta atmosfera, mas as flutuações energéticas resultantes podem atuar como um pulso eletromagnético e interferir com o funcionamento de sistemas eletro-eletrônicos, mais tipicamente em grandes altitudes (satélites) e latitudes altas (hemisfério norte).

Sistemas biológicos também são fisicamente afetados (seres humanos inclusive, especialmente estando sob condições de stress); os efeitos são pouco conhecidos, já os que estudos nesse sentido estão apenas no início.

Apenas uma lembrança: nossos sistemas nervoso, circulatório e motor têm seu funcionamento baseados em impulsos elétricos, que podem ser afetados por campos magnéticos.

Umberto:

Pois é...

ex-amnésico disse...

A propósito: os ciclos de (aproximadamente) 11 anos das manchas solares (pontos onde o campo magnético do sol é mais forte que nas áreas adjacentes) são reputados como tendo seus efeitos na Terra (p. ex., sua não ocorrência estaria associada a períodos de resfriamento global), bem como no comportamento humano (estariam associadas a distúrbios/mudanças na ordem social).

R Lima disse...

O que me intriga é saber o que estes ciclos causam bem aqui dentro de nós...

O que nos move... gira e executa em silenciosos momentos de mudanças internas... alheios ao turbilhão do grandioso universo.

Abçs meu caro e,



Obrigado pela visita ao AveSSo e pelas palavras ao dia 12...


Texto de hoje: vÉrtiCeS...

Visite e Comente... http://oavessodavida.blogspot.com/

O AveSSo dA ViDa - um blog onde os relatos são fictícios e, por vezes, bem reais...

Anônimo disse...

Ia fazer a mesma indagação do Foxx, quando vi a tua resposta pra ele. Interessante saber causa e efeito do 'vento solar' quando atinge a Terra. Confesso minha total ignorância sobre o assunto e como foi bom saber sobre o fenômeno.

Que tua semana tenha flores e estrelas tecendo sorrisos no teu caminhar. Um beijo no coração!