Há muito tempo atrás, Lorde Sarubiano , do blog Um país chamado UATI me impôs um (ou será uma?) "meme" muito interessante, vejam vocês: "passar exatamente um ano em uma ilha deserta, onde existe uma certa infra-estrutura, mas ela é limitada. Além de você não haverá mais ninguém na ilha, mas você terá acesso a alguns privilégios limitados. Com isso em mente, seguem as perguntas:"
1. Na ilha você terá água a vontade e frutas nativas. Se souber pescar, com sorte vai poder comer um peixe de vez em quando. Fora isso, você terá que escolher apenas um tipo de comida salgada e um tipo de comida doce para comer todos os dias, o ano inteiro (podem ser cruas ou cozidas). Quais você escolhe?
R. Carne de porco e chocolate amargo.
2. Além da água (e, também com sorte, água de côco se você estiver disposto[a] a subir no coqueiro) não há nenhuma outra bebida na ilha, mas você pode também escolher um único tipo de bebida, fria ou quente, alcoólica ou não, para ter à sua disposição ao longo do ano. Qual você escolhe?
R. Vinho tinto seco de mesa (artesanal, de preferência!)
3. Para manter a tradição, você pode também levar um único livro. Que livro você leva?
R." A Magia Sagrada de Abramelin, o Mago" (um ritual de seis meses de duração, objetivando "o Conhecimento e Conversação com o Sagrado Anjo Guardião") Se funcionar, terei tudo o que quiser, sem sair da ilha; senão, terei matado meio ano de forma interessante!
4. Igualmente, você poderá levar um único filme para assistir. Que filme você leva?
R. Dúvida cruel: balanço entre o semidocumentário "Quem somos nós" e "Sonhos", de Akira Kurosawa; se pressionado, provavelmente ficaria com "Sonhos".
5. Você terá um notebook à sua disposição, mas com um único programa instalado. Mas você não pode usar um programa de comunicação (como email ou mensagens instantâneas). Qual programa teria mais utilidade para você e por que?
R. Canopus, programa de Astrologia da fundação australiana Clairvision School. Não sou astrólogo, mas gosto de me manter informado do que acontece nas altas esferas.
6. Você poderá acessar a internet, mas este acesso é limitado a um único site, o ano todo. (Se você escolher o Google, por exemplo, não poderá navegar para os links dos resultados da sua busca, que estão fora do Google). Também não pode ser seu webmail, Meebo e afins ou sites de notícias (o que elimina os portais). Fora isso, não há restrição nenhuma ao tipo de site, inclusive os que permitem comunicação de outros tipos. A qual site você quer ter acesso por um ano e por que?
R. Meu blog Notas de um Amnésico: ele serve como diário e permite alguma comunicação com outras pessoas.
7. Você também poderá ouvir música. Mas, claro, você terá que ouvir a mesma música o ano todo, pois só pode escolher uma. Qual você leva? E se fosse um CD?
R. Uma raga indiana (ou um CD delas), executada(s) por Ravi Shankar.
8. Você poderá escolher um dia do ano para fazer uma única ligação para uma única pessoa, com quem poderá falar por 10 minutos. Para quem você vai ligar, quando e por que?
R. Minha mãe, no dia 12 de abril, para felicitá-la pelo aniversário e ouvir as fofocas de casa.
9. Você poderá escolher um programa de TV para assistir ao longo deste ano na ilha - limitado à freqüência de uma vez por semana. Você só não poderá assistir nenhum tipo de noticiário, fora isso não há restrições. Que programa você quer assistir?
R. Twilight Zone (Além da Imaginação)
10. Quando for seu aniversário, você terá direito a receber uma carta de um(a) amigo(a) ou familiar que tenha uma novidade para contar (sobre si próprio ou não). De quem você gostaria de receber a carta e com qual notícia?
R. Da minha amiga Elaine: quero saber como vai o projeto do roteiro do qual, supostamente, eu deveria participar...
11. Como não queremos que você transforme uma bola de vôlei no seu melhor amigo imaginário e a única pessoa na ilha será você, você terá direito a levar um animal de estimação para lhe fazer companhia (veja como estou facilitando sua vida!). Que tipo de animal você escolhe e por que? É um animal que você já tenha?
R. Como não tenho nenhum, levaria um falcão treinado: além da companhia, teria caça de volataria para nós dois; se bem que, me conhecendo como eu conheço, farei amigos imaginários de qualquer jeito...
12. Do que você acha que sentirá mais falta? (Contato com as pessoas? Tecnologia? Não saber o que está acontecendo no mundo? Etc…)
R. Certamente, o que eu tenho mais dificuldade de cultivar: contato com as pessoas.
13. Por outro lado, o que você acha que será positivo, proveitoso ou benéfico na experiência? Ou divertido?
R. O contato com a natureza livre por parte de um urbanóide (tanto que nem estou pensando em levar cigarros).
14. Por fim, você tem direito a levar 3 outros itens à sua escolha que: a) não entrem em contradição com nenhuma das perguntas anteriores, b) não seja algo que você vá usar para sair da ilha, como um barco, por exemplo. O que você vai levar e por que?
R. Material de pintura, meu violão e um cubo mágico (quem sabe aprendo a usar algum deles!)
Tendo cumprido meu retiro de um ano, condeno ao mesmo destino:
Juba — Idéias Enroladas;
Danilo Moreira — Em Linhas...;
Fernanda Passos — Poesia / Prosa na Veia;
Carlos Qualquer Coisa — Domador de Quimeras;
Bárbara (B.) — Delírios & Loucuras.
Boa sorte!
13/02
Tentemos outra vez...
Tendo o Domador de Quimeras escapado tangencialmente de um exílio forçado, indico o Jota, do blog Brinquedo Barato para compartilhar o cruel destino das minhas outras quatro vítimas.