8 de jun. de 2008

O martírio do artista, de Augusto dos Anjos

 "Arte ingrata! E conquanto, em desalento,
A órbita elipsoidal dos olhos lhe arda,
Busca exteriorizar o pensamento
Que em suas fronetais células guarda!


Tarda-lhe a idéa! A inspiração lhe tarda!
E ei-lo a tremer, rasga o papel, violento,
Como o soldado que rasgou a farda
No desespero do último momento!


Tenta chorar e os olhos sente enxutos!...
É como o paralítico que, à mingua
Da própria voz e na que ardente o lavra


Febre de em vão falar, com os dedos brutos
Para falar, puxa e repuxa a língua,
E não lhe vem à boca uma palavra!"

7 contrapontos:

Danilo Moreira disse...

Nossa, pior que é verdade. Quando mais vc quer escrever aí é que nao vem nada na cabeça.

Abçs!!!

O Em Linhas completou um ano, e voce também faz parte dessa história.

Confira!!!

----------------------------------
Em Linhas... 1 ano!!

http://emlinhas.blogspot.com/

EM LINHAS...
Quando as palavras se tornam o nosso mais precioso divã.
----------------------------------

Auréola Branca disse...

Invado-te (ops...), invado seu espaço (ops...novamente)... Ah, sei que me entendes!!!!!!!!!!!

Estava a visitar um blog e deparei-me com seu nick "O amnésico". Fiquei a pensar o que um ser com amnésia poderia escrever.

Eis-me aqui... Guardando-te na minha (ops) memória.

Abraços.

Johnny disse...

Oi Ronan!
Não sei se vc percebeu, mas vc conhece a moça do texto.
É a Luciana Rosa que trabalhou com a gente. A atriz...
Uma grande perda.

Carlos disse...

Ando tão sobrecarregado de tarefas e deveres, que quase esqueço de visitar suas notas (e na verdade, quando fico sobrecarregado, eu mesmo não consigo fazer tudo o que preciso fazer: fico feito uma barata tonta, indo de um livro a outro, escrevendo um pedaço de um trabalho, enquanto penso em outro, e no final tenho diversas coisas mal acabadas ou porcamente feitas - é fogo!). Mas, como consegui resolver e dar certa ordem em alguns dos meus afazeres, parece que surgiu uma brecha para emergir a lembrança de que estas páginas amarelas ainda existem. Falha minha.

Sem querer criar, mas já criando, aquela cena clichê em que um diz para o outro: "Eu compreendo a sua situação. Eu também passo por isso." Eu também não tenho conseguido escrever nada que preste por causa das minhas cargas, mesmo não sendo cargas muito pesadas: eu que sou desorganizado mesmo.

E às vezes também tenho vontade de fazer meu computador subir no telhado - essa máquina dos infernos!


Ah, e geralmente um modo de dizer aos outros blogueiros que você ainda está vivo, e com o blog ativo, é visitando eles, nem que seja para dizer um "olá!" com hálito cadavérico.

Critical Watcher disse...

Se você é meu admirador, imagina como fico eu diante de tanta beleza na escrita.
Parabéns, meu caro.
Você é esplêndido.

Danilo Moreira disse...

E para você, o que significa SER e TER?

Confira:

----------------------------------
Delírio - Ser e Ter

http://emlinhas.blogspot.com/

EM LINHAS...
Quando as palavras se tornam o nosso mais precioso divã.
----------------------------------

Fernando Amaral disse...

Caiu do telhado?