16 de out. de 2007

De muros e camisas-de-força

"Filosofar a golpes de machete pode ser muito perigoso!"

Assim pensava Zaratustra Jr. enquanto observava os loucos passearem no ensolarado pátio do hospício. Ele está aqui para solucionar o dilema que sua "missão", como ele a chamava, havia criado.

Em sua caminhada, havia observado as pessoas. Muitas delas lutavam pela vida, uns com maior dificuldade que outros, mas todos lutavam; ouvia suas queixas, testemunhava suas alegrias, tentava entender seus motivos. E percebia que além desses muitos, havia uns poucos que apenas gozavam a vida; estes poucos de modo algum lutavam, pois descobriram o modo de usufruir de benefícios que não estavam à disposição de todos. Faziam isso explorando as outras pessoas.

Zaratustra Jr. observou os muitos e os poucos. E os chamou de loucos.

As pessoas ouviram Zaratustra Jr. bradar contra a loucura do mundo. E ficaram perplexas: como alguém ainda podia ser ingênuo a ponto de sonhar que a realidade poderia ser modificada com meras palavras? Acaso seria aquela figura esquisita e barulhenta mais capaz de organizar a vida e a sociedade do que todos eles juntos? Acaso teria todas as respostas, conheceria mesmo todas as dúvidas que a própria humanidade ainda estava catalogando? Acaso se achava um super-homem?

As pessoas ouviam suas palavras arrevesadas. E o chamaram de louco.

E agora, quem é o louco, afinal?

O que é ser louco?

Aqui, pois, está Zaratustra Jr., apartado da grande sociedade humana, confinado entre os ditos alienados, tentando definir a sanidade pela loucura, sob o martelo dos deuses...

13 contrapontos:

Bárbara Lemos disse...

Pois que ele seja louco, que roube o martelo dos Deuses e atinja a cabeça de todos eles.
Para mim, mais vale essa loucura admirável, bela e minoritária, do que a maioria comodista e burra.

Beijo meu.


Ps: Não precisa de desculpas. Sempre vou querer ler-te, não importando o teu humor.

Anônimo disse...

Grande série essas dos dois últimos posts. E assim falou Zaratustra Jr.!

Cara, falar nisso, você leu o Quando Nietzsche chorou? Presta?

Abraço

Danilo Moreira disse...

Show de postagem. Tomara q ele nao enlouqueça pensando na loucura do mundo...rs

Tem uma surpresa pra vc no meu blog. Qdo puder, confira!!!!

Abraço!!!

http://emlinhas.blogspot.com/

Fernanda Passos disse...

aiaiaia. as tuas divagações Nietzscheanas me deixam zonza......começo a refletir se n sou, de fato, uma alucinada que pensa ser sã.
Zaratrusta Jr ainda vai ter que reverberar muito para me convencer disso.
rsrsrsrsrs.
Como o colega de cima, tô achando demais os dois últimos posts.
Amo teus textos.
Abraços.

Orange disse...

Definir algo pelo seu ocntrário é possível,
mas o ocntrário da sanidade não é a loucura, e sim a falta de sanidade.

Mesmo assim ainda espero que Zaratustra Jr encontre as respostas para suas afirmações.

ex-amnésico disse...

Agora que ele não está por perto posso comentar.

Vocês sabem que ele não vai ter nenhuma resposta que não inventar, não é mesmo?

De qualquer forma, deixemo-lo com suas dúvidas, se assim lhe apraz.

Pode até ser divertido...

vera maya disse...

Confesso que tenho dificuldade em comentar seus textos...Mas são tãããõ brilhantes....!
O Zaratustra Jr. é tão simpático (e se parece tanto com pessoas que eu conheço..rss), que não me surpreende o sucesso que está fazendo..
Quero a continuação, pra testar minha lucidez..
Beijos

FOXX disse...

pois é amigo
o que é ser louco?
durante a idade média eles eram considerados homens sagrados sabia? a loucura era algo divino, pq o louco era incapaz de mentir...
a loucura só virou doença a partir do século XIX quando a psiquiatria se instala como um elemento da medicina e com Freu e suas análises...


outra coisa: palavras mudam o mundo? isso é coisa de louco não?

Orange disse...

Há, eu mudo o Blog, mudo o Nick e esqueço de avizar, perdoe-me ^^", acho que estou ficando distraído.

Obrigaod pelos elogios,
bem, o fim do The Universal, foi na impulsividade, ele me estafou, então mandei o dito cujo para um lugar feliz.

Orange disse...

PS: Para mim o mundo irá acabar em um barranco cheio de lasanha ^^

Fernanda Passos disse...

Vim atrás de textos.........kd?
Saudades de tuas divagações satíricas em torno de temas filosóficos.
Bj

Fernanda Passos disse...

Ah! Vc tá linkadísso nos meus cantos!
;)

Johnny disse...

Opa! Gostei da HQ!
Poderia ter previsto aquele final, mas me surpreendeu!
Que bom que muitos lembram do NP com esse carinho.